-> Cada estudante deve distribuir seus 6 pontos iniciais entre Mente e Velocidade, aumentando conforme o rank que possuir e conforme o ninja distribuir os pontos;
-> Treinos podem ser realizados para aumentar tal velocidade, caso prefira;
-> A Mente definirá o quanto você precisa para escapar de genjutsus de determinados ranks;
-> Mesmo com um alta Mente, não é dispensável uma boa narração da defesa;
-> Após atingir um nível máximo, ou muito alto, o jogador não irá ganhar mais pontos voltando para um rank anterior ou indo para um de mesmo nível;
-> Ao possuir uma Mente menor do que a necessária para escapar, o Narrador decidirá se você escapou ou não;
-> A cada rank o ninja recebe um número de pontos, que deve ser distribuído entre Mente ou Velocidade:
-> O quanto é necessário de Mente para escapar:
-> Treinos podem ser realizados para aumentar tal velocidade, caso prefira;
-> A Mente definirá o quanto você precisa para escapar de genjutsus de determinados ranks;
-> Mesmo com um alta Mente, não é dispensável uma boa narração da defesa;
-> Após atingir um nível máximo, ou muito alto, o jogador não irá ganhar mais pontos voltando para um rank anterior ou indo para um de mesmo nível;
-> Ao possuir uma Mente menor do que a necessária para escapar, o Narrador decidirá se você escapou ou não;
-> A cada rank o ninja recebe um número de pontos, que deve ser distribuído entre Mente ou Velocidade:
- Estudante -> 6 pontos pra distribuir
- Gennin -> +5 pontos pra distribuir
- Chunnin -> +5 pontos pra distribuir
- Jounnin/Tokubetsu Jounnin -> +5 pontos pra distribuir
- Nukkenin/Sennin/Membro Akatsuki/Membro Taka -> +3 pontos pra distribuir
- ANBU -> +5 pontos pra distribuir
- Sannin/Espadachim/Ancião/Samui/Guardião -> +5 pontos pra distribuir
- Kage/Líder Akatsuki -> +5 pontos pra distribuir
- Ninja Lendário -> +5 pontos pra distribuir
-> O quanto é necessário de Mente para escapar:
5 -> Rank E
10 -> Rank D
15 -> Rank C
17 -> Rank B
19 -> Rank A
21 -> Rank S
25 -> Rank SS
30 -> Rank ESS