As considerações abaixo servem tanto para o Sistema Naruto quanto para qualquer outro estilo de RPG que vocês possam estar pensando em iniciar.
Bom, vamos direto ao ponto; o que vinhamos jogando (e assim como todos os outros foruns de Naruto) NÃO é RPG! E sim um jogo de sobrevivência. E olhe, isto não é ruim. Um jogo de sobrevivência por si só é bem animador e promissor, é realmente incrível conseguir manter-se vivo e se expor em batalhas ao mesmo tempo, todavia isto acarreta um grande e sério problema, e para isso eu tenho algumas propostas de novos sistemas de jogo.
Problema: O grande problema é que o jogo é movimentado por batalhas, progresso no enredo e procura por melhorais através de treinos, eventos, prêmios e principalmente Loot de corpos mortos. E ai encontramos o que acaba com o animo dos players. O que anima o jogo são as lutas só que ninguém quer ver seu personagem morrer, já que uma vez morto ele se perde tecnicamente.
Solução: Poderíamos então implantar um verdadeiro estilo RPG, onde as batalhas não mais "matariam" o personagem, desta forma as pessoas não ficariam mais tanto com o pé para trás na hora de progredir o enredo e desafiar oponentes pelo mundo. Os corpos não poderiam mais sofrer Loots, ao invés disso após a batalha e uma avaliação de alguns jurados o player vencedor receberia um bônus, premio, conquista (chamem como for) que poderia ser decidido pelos jurados ou ter prêmios pré-estipulados e adquiridos com uma rolagem de dados (assim um sistema aleatório baseado na sorte e pontuação que o player obtiver na luta). Com isso esse sistema incentivaria as batalhas e recompensaria aqueles players mais ativos e que se dedicam aos treinos e lutas, também recompensaria aqueles com melhores habilidades de narração e estratégia, também impediria que a os loots ocorressem desenfreadamente e tranquilizaria os usuários de KGs (principalmente) quanto a perder os segredos e habilidades especiais dos seus corpos. Assim também os players novos (e com chars menos desenvolvidos) também não se sentiriam tão acoados com players mais desenvolvidos no jogo. E também julgariamos a dificuldade do combate na hora de premiar, pois é claro que se um Kage matar um Gennin não terá uma grande recompensa (nem uma kunai deveria ganha), mas se o contrário ocorresse seria um grande feito do gennin portanto sendo recompensado com uma grande bonificação.
Também criariamos mais eventos nesse sentido, coisas como Dungeons, coisas como reviver momentos da historia do anime para serem jogados e óbviamente um enredo próprio e original.
Claro que muitas (muitas mesmo) regras teriam que ser criadas e alteradas para que esse sistema funcionasse de fato. Mas essa base, esse conceito pode dar muito certo se bem executado.
Seria apenas algo como de fato RPGear e transformar o forum em um verdadeiro "JOGO" de naruto (ou outro tema).